quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O camisa 10

O camisa "10" é a alma do time. O jogador responsável pela criatividade da equipe, o ídolo da torcida, o homem habilidoso que costuma fazer grandes jogadas e dar lindos dribles. Vestir essa camisa é motivo de orgulho, mesmo na várzea. Quem não quer ter um "10" estampado nas costas?
Craques que se identificavam com esse número fizeram história e encantaram gerações, como  no caso de Rivelino, Ademir da Guia, Maradona, Zidane e, o maior de todos, o "Rei" Pelé. Porém, hoje não é tão fácil encontrar camisas "10" como os de antigamente. Antes haviam muitos jogadores que faziam a diferença no meio campo e utilizavam sua habilidade de forma objetiva.
É difícil explicar essa absitnência de camisas "10". Talvez o futebol tenha mudado muito e os interesses não são mais os mesmos. Talvez o esporte tenha se tornado muito comercial e por falta desses jogadores há a necessidade de se "criar" craques, mesmo que eles não sejam. Até porque futebol não sobrevive sem ídolos.
Na seleção brasileira não é diferente. Cadê aquele atleta que arme a jogada com um toque de brilhantismo, que dê rapidez e saiba se virar nos momentos mais difíceis do jogo? Temos o Ganso e esperamos ver dele o bom futebol apresentado no Santos, além do Lucas que é uma promessa e, na minha opinião, tem tudo pra dar certo. Depois de Zidane, alguém se lembra de um "10" que fez ou faça diferença no cenário mundial? Espero que a nova safra de jogadores nos presenteiem com a volta dos grandes e majestosos camisas "10"!

3 comentários:

  1. Depois do Zidane acho que só o Ronaldinho e o Messi, mas ainda sim, não são camisas 10 clássicos. Por isso que o Paulo Henrique Ganso vai ser o novo Zidane.

    Victor Costa

    ResponderExcluir
  2. Acho o Ganso um ótimo jogador. Só resta esperar para ver se vai voltar com a mesma habilidade de toques rápidos e precisos. Lucas? Não gosto. Tem habilidade, mas é muito individualista, tal como seu companheiro de seleção sub-20, Oscar.

    Acredito que no futebol atual, quem é mais individualista, acaba ganhando mais destaque. Foi assim com muitos dribles de Ronaldinho Gaúcho e Messi, assim como a "jóia" do futebol nacional: Neymar.

    Também sinto falta de jogadores que faziam o mais bonito: o simples. Não vi jogar, mas gostaria muito de ter acompanhado Ademir da Guia e Pelé.

    Já o Zidane, pra mim sempre foi um dos melhores jogadores de mundo. E vai continuar sendo, até que apareçam mais jogadores que façam o simples, ao invés de firulinhas.

    ResponderExcluir
  3. Pô Isa, camisa 10 só quem tem é o Tricolor... Rivaldão e Lucas lá na meiuca, vai dar nem graça... huahauhau

    Agora falando sério, primeiro de tudo, existem vários tipos de "camisas 10". Pelé e Maradona, por exemplo, foram incomparáveis, mas eram pontas-de-lança. 10 clássico era o Ademir, o Zidane, o Platini. Esse tipo de jogador, que não marca e joga de uma intermediária a outra, desapareceu um pouco em função da paranóia defensiva de caras como Celso Roth e Muricy. Felizmente, aqui e acolá surge alguém mais habilidoso que põe a bola no chão e desequilibra, como o Verón fez contra o Cruzeiro em 2009...

    Beijão, Isa!
    www.futeboteconet.blogspot.com

    ResponderExcluir